quinta-feira, 22 de abril de 2010

Comunismo não funciona na prática (Parte I)

O comunismo é uma teoria excelente, mas, quando trazida para a prática não se mostra viável. Até hoje, todas as experiências práticas de implantação de um regime comunista fracassaram. Ou estes regimes foram extintos, ou migraram para um capitalismo disfarçado, ou estão agonizando lenta e dolorosamente.

O que eu pretendo nesta série de posts, é analisar por que isso acontece. Por que uma teoria tão interessante, que prega o fim da exploração do homem pelo homem, que coloca os trabalhadores no poder, que democratiza os meios de produção, que determina que a produção deve ser voltada para atender os interesses da população e não dos proprietários dos meios de produção, não funciona?

Para isso, inicialmente, eu vou fazer um pequeno resumo histórico das origens da teoria comunista, depois vou mostrar alguns casos onde ela foi aplicada na prática, para, por fim, analisar as causas do fracasso destas experiências.

As primeiras teorias comunistas são bastante antigas, mas, elas existiam de maneira dispersa e sem uma integração entre elas. O primeiro pensador a formular uma teoria completa e tratar o assunto de maneira mais abrangente foi Karl Marx, que publicou na segunda metade do século XIX obras que até hoje são referência para o pensamento comunista: O Manifesto Comunista, em conjunto com Engels e O Capital.

Marx e suas obras foram tão importantes para a consolidação do pensamento comunista que até hoje o Marxismo é uma escola extremamente conceituada dentro do pensamento comunista, alem de ser considerada a base para praticamente tudo que surgiu depois.

O que impulsionou fortemente o comunismo na Europa foi a Revolução Industrial. Foi neste período que o trabalho assalariado apareceu com grande força e os trabalhadores passaram a ser muito explorados pelos donos do capital.

As teorias de Marx tratavam justamente da relação entre capital e trabalho e se pudéssemos resumir tudo o Marx disse em uma palavra, ela seria: Mais-valia.

O grande questionamento de Marx era com o fato do trabalhador produzir e o dono do meio de produção lucrar com o trabalho braçal do trabalhador. Sendo que, o dono do meio de produção não tinha nenhum papel no sistema produtivo a não ser o fato de estar de posse dos meios de produção. Se estes meios fossem expropriados pelos trabalhadores, a produção continuaria da mesma forma e o capitalista não faria nenhuma falta.

Uma citação básica do Manifesto, de Marx e Engels é que "A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta". Assim, o que os socialistas enxergavam no capitalismo era a luta entre duas classes que possuíam interesses antagônicos, a mesma luta que sempre ocorreu na história da humanidade.

Juntando o cenário de exploração dos assalariados, uma teoria sólida e consistente embasando a luta de classes e a mobilização dos trabalhadores, movimentos comunistas começaram a se espalhar pela Europa.

O primeiro caso concreto de revolução comunista ocorreu na Rússia em 1917, depois que Marx já havia morrido, implantando o que ele chamava de Ditadura do Proletariado. O líder dessa revolução foi Lênin, que posteriormente foi sucedido por Stalin ao sair vencedor de uma disputa pelo poder com Leon Trotski. Os três são considerados até hoje figuras de referência no pensamento e na implementação do comunismo e são pais de influentes escolas comunistas: o Leninismo, o Stalinismo e o Trotskismo.

Depois da experiência Russa, que acabou dando origem a União Soviética (URSS), outras revoluções ocorreram na Europa, principalmente após o fim da 2ª guerra mundial, sempre apoiadas e patrocinadas pela URSS. Houve outra revolução comunista na China, onde se instalou o Maoísmo e um caso particular em Cuba, devido a derrota imposta aos Estados Unidos, com o Castrismo. Ocorreram outras revoluções comunistas vitoriosas, mas, tiveram menor importância histórica.

Estas experiências duraram até por volta de 1990, quando o desmantelamento do regime Russo por problemas econômicos, causou um efeito cascata em todos os outros regimes que orbitavam fortemente a União Soviética. A China deixou as teorias econômicas socialistas de lado e passou a se comportar apenas como uma ditadura de direita. O único caso de resistência aos princípios da revolução é o de Cuba, que vai agonizando com uma contribuição substancial dos Estados Unidos para isso.

Os socialistas dizem que não é possível afirmar que nenhuma experiência socialista deu certo, pois, a URSS foi uma experiência socialista vitoriosa e mostrou que o sistema é exequível. Segundo os defensores do regime soviético, o socialismo só foi bem aplicado até Stalin, depois o oportunismo revisionista de Kruschev, Gorbatchev & Cia fez com que o regime entrasse em colapso. Mas, a verdade é que o regime comunista soviético não existe mais.

Afinal, o que aconteceu para regimes outrora tão sólidos e desafiadores, se desmancharem por si só? É o que eu pretendo analisar nos próximos posts.


22 Comentários:

Unknown disse...

Por favor, me ajude a entender o seu 8º parágrafo: Você quis dizer que a queixa do comunista é de que o dono lucra nas suas custas e que, se se retirasse o dono, o trabalho continuaria (o que é um ideal comunista: O trabalho)? Se é isso eu posso entender que o Comunista reclama de algo ilógico? Ou seja: Ele trabalha graças a alguém que investiu em uma empresa e que ofereceu oportunidade de emprego a alguém e esse alguém agora reclama da oportunidade? Aguardo seu retorno ok?

Anônimo disse...

Caro Carlos,

Eu já discuti este ponto de vista com um comunista ortodoxo e nós não conseguimos chegar num acordo.

Os comunistas acreditam que o capitalista existe apenas porque em um determinado momento histórico um grupo se apropriou indevidamente dos meios de produção (terras, máquinas, capital, etc.). Neste raciocínio, o capitalista não tem nenhum papel na gestão das empresas, ele é simplesmente o sujeito que por ter a posse de algo necessário para que as coisas sejam fabricadas, explora aqueles que não tem a mesma posse.

Ou seja, para o comunista, o dono do capital é totalmente dispensável e como ele tomou posse indevidamente deste capital, é plenamente justificado que os trabalhadores expropriem (eles adoram esta palavra) os meios de produção e a classe trabalhadora passe a ser a detentora destes meios.

Quando você fala em oportunidade de trabalho e investimento, o comunista pode te tachar de imediato de "pequeno burguês" (eles também adoram esta expressão) e reafirmar que a única coisa que o capitalista faz é explorar o pobre trabalhador. O comunista não leva em conta que quando um capitalista faz um investimento ele está assumindo sozinho o risco de perder o seu capital e o lucro serve para remunerá-lo por este risco.

Isso tudo que eu falei pode ser entendido com o conceito da mais-valia de Marx, que eu cito em um post posterior a este.

Tiago Cadena disse...

Eu só lamentei não ter mais comentários no seu artigo... aliás em todos eles... achei muito bom, muito bem explicado... e convenhamos que toda forma de crença em apenas um regime governamental é "alienação". É preciso ter uma visão como você descreve na parte III. sabemos que é bom,mas precisamos de outros seres humanos que não nós para implantá-lo com sucesso. É preciso que o ser humano aprenda mais sobre Amar o próximo como a si mesmo. também creio que isso ainda está longe de acontecer... se quisermos uma revolução verdadeira devemos tirar nossos filhos da frente da TELEVISÃO e dar a eles mais amor e ensinar valores mais humanos a eles, para que eles possam fazer o mesmo num futuro. e ai naturalmente chegariamos ao Comunismo ideal.

Sobre o Capitalismo. ele funcionária muito melhor se não fossem os HUMANOS CORRUPTOS.
se conseguissemos Boa educação, Boa Saúde, Boa alimentação.
mas em primeiro boa educação. tendo uma educação de qualidade, igualamos as condições de todos os humanos. demos as mesmas oportunidades. dai para a frente depende de quanto suor cada um está disposto a gastar.

Anônimo disse...

Muito bom texto.

Anônimo disse...

O post é bem legal... E o assunto ainda é muito repercutido, porém as ideias capitalistas e comunistas não se coincidem e com certeza numa chegará a um denominador comum! Mas defendo a causa dos comunistas, não pelo fato de minha família de classe baixa no qual precisamos oferecer nossa força de trabalho para receber algo em troca, e sim da maneira que é mantida a exploração. A escravidão ainda não acabou, e como alguns sabem esse processo de “libertar” os escravos foi um processo lento, podemos dizer que tardio. Foram tantas leis que nos fizeram acreditar que somos pessoas livres, porém como somos livres se não possuímos nenhum bens material? Se toda a riqueza está concentrada nas mãos de uma só pessoa? Por favor, não acredito que vc ainda tem o mesmo pensamento da idade média, em que acreditavam que Deus dividiu a terra entre pobres e ricos! Ainda somos escravos, não da mesma forma de antes, mas permanecemos escravos sim. Nossa força de trabalho não é valorizada, veja no caso de mercadorias produzidas fora do país, tipo um rádio de 5 reais que encontramos nas feiras... Agora pense, essa mercadoria veio de um país de fora, o custo de sua produção não é compatível ao preço do todos os gasto pra fazer o processo de produção e de translado... Quanto ganha o cara que produziu isso??? Não sei, mas deve ser pouco. Se o capitalismo fosse bom meu amigo, não haveria fome e desempregados.

Anônimo disse...

Caro anônimo,

As suas considerações são muito interessantes, pois realmente o capitalismo não conseguiu resolver a questão da exploração e da pobreza. O problema é que o comunismo também não, só que neste tipo de regime isso é camuflado com outro nome.

Na minha opinião, o problema de exploração e pobreza só é resolvido com educação, ampla, acessível e de qualidade, independente do regime em que estamos.

Interessante o exemplo do radinho, pela ironia dele geralmente ser produzido por mão-de-obra semi-escrava num país que se auto-intitula comunista: a China.

Como contraponto podemos usar a Coreia do Sul, que era um país muito pobre, mas com educação e capitalismo se tornou um dos países mais prósperos do mundo.

Anônimo disse...

Marx era um reKARLcado... imagine: o dono da fábrica dá matéria prima, paga energia da máquina, paga o trabalhador, paga o conserto da máquina, e, além disso tá explorando o trabalhador. Conclusão do comunista: além de explorar o trabalhador, o patrão tem que ser pobre, kkkkkk.... queria ver se o Rekarlcado do Marx fosse dono de fábrica se ele ia dar bola pra essa asneira que ele criou.

Unknown disse...

Isso é muito legal, os posts, porque eu tenho 16 anos e tudo o que eu aprendi nas aulas de História sobre o Comunismo parece muito fraco, não me contentei e esse post e a serie que segue a este está explicando muitas coisas sobre o sistema. A verdade é que ele é muito mais complexo do que pensamos, e a Luta de Classes é algo muito polêmico também, mas que é necessário ser discutido nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Thays, gostei muito da sua opinião. Quando comecei a escrever sobre o assunto, meu objetivo era justamente fazer com que as pessoas pensassem sobre o assunto. Não quero que todo mundo concorde comigo, mas, também não quero que todo mundo aceite as coisas sem ter uma visão crítica sobre o assunto. Saber que uma pessoa de 16 anos leu o texto e pretende discutir melhor o assunto, é a certeza do objetivo cumprido. Obrigado.

Carolyna disse...

Eu não apoio o comunismo, principalmente porque, imaginemos dois homens... um trabalha 8 horas e outro apenas 4 horas. O comunismo diz pela sua lei de igualdade que os dois trabalhadores recebem o mesmo embora um trabalhe mais que outro! Não é estúpido e injusto?! Dizem os comunistas que o comunismo é a solução mais justa!

Espero que o comunismo e a sua estúpida ideologia disfarçada de igualdade ardam no inferno.

Anônimo disse...

Não, não é justo que um ser que trabalha 4 horas diárias ganhe a mesma quantia de outro ser que trabalha 8 horas. porém, acredito numa coisinha chamada neo-comunismo. Adaptação das teorias comunistas para a nossa realidade. Afinal, não vivemos mais nos tempos de Marx.

maria disse...

Mas isso não é bem assim...claro que quem trabalha mais horas deve ganhar mais, mas o que se passa é precisamente o contrário...sim, a educação era a solução, mas como não é um bem comum, temos de analisar as situações de justiça...o patrão não precisa ser pobre, mas também não precisa ser muito rico...John Rawls tem uma boa teoria da justiça...os patrões nem sempre trabalham mais que os empregados...

maria disse...

Equidade! é a palavra!

maria disse...

Equidade! é a palavra!

Antonio disse...

Resumindo, Capitalistas são laboriosos e empreendedores e Socialistas/Comunistas são cegos pela sua preguiça e inveja infinita.

Unknown disse...

Adorei o post tô tentando formar uma opinião sobre o comunismo e o capitalismo tô quase chegando a conclusão de essàs duas teorias são opressora de alguma forma.

Anônimo disse...

Só existe "socialista" quando este pode sugar algum dinheiro de algum capitalista trabalhador...Fidel castro foi um bom exemplo disso, pois sugou da antiga URSS, depois sugou o petroleo venezuelano e por ultimo estava mamando nas tetas do dinheiro publico brasileiro via seus amiguinhos do PT...

Anônimo disse...

Resumindo: Se houvesse a extinção dos capitalistas, logo haveria, numa reação em cadeia a extinção dos comunistas, que não trabalham e não produzem porcaria nenhuma e logo morreriam de fome...

Anônimo disse...

Leiam introdução a economia de Rosseti, la ele descreve com riqueza de detalhes o funcionamento dos dois modelos e fica bem claro que tanto o Estado mínimo, pregado pelo liberalismo e inviável como o Estado no papel de agente de comando central da economia, sustentado pelo socialismo, também não sobrevive sem a "mão invisível do mercado"!!!

Anônimo disse...

O comunismo nao da serto, nunca deu serto, e nunca vai dar serto o meu pensamento e q o nosso Brasil e um pais capitalista mas as pessoas pra desfarça e n dizer q o Brasil e capitalista dizem q o Brasil e socialista mas se o Brasil fosse mesmo socialista nos n estaríamos nessa miséria, o nosso povo n estaria passando fome, mas parece q o povo n enxerga isso parece q o povo Brasileiro gosta de sofrer, e parece q eles ainda gostam de focar no erro, o povo Brasileiro desculpem oq eu vou falar mas o povo Brasileiro e um povo burro eles em ves de focar no serto eles querem continuar no erro querem fazer o Brasil afundar ainda mas, O brasil tem tudo pra ser um pais Rico e bem Desenvolvido, o Brasil tem tudo pra ser uma superpotência ou um dos paises mas Ricos do mundo mas os Politicos Corruptos n deixam o nosso pais se desenvolver, o meu pensamento e o Brasil podia ser um pais q nem Dubai ou ate um pais mas ricos que Dubai mas se o Brasil n se desenvolver o nosso pais n crese mas pro pais se desenvolver precisamos olhar para o futuro precisamos tirar esses politicos q n fazem nada para o nosso pais mas o povo Brasileiro e Burro e nunca vai fazer isso porq eles querem focar no erro esse povo so quer ficar no passado e eles n penssam q um dia o Brasil vai afundar e o Brasil vai ser um pais impossíveis de se viver o Brasil vai ser um pais Pobre e falido e isso e muito triste

Por isso eu digo o povo Brasileiro vai continuar focando no erro e no passado

Ou vai focar no serto e vai começar a focar no futuro pro nosso pais se desenvolver e virar pais bom de se viver.

Daniela disse...

Os textos são ótimos e o nível elevado do debate de idéias que propõem é muito importante neste momento de tanta polarização, dificuldade de diálogo, de ouvir o outro. Pena que nos comentários algumas pessoas precisem apelar para agressões e julgamentos morais. Discordo da colega que diz que os comunistas são preguiçosos. Muito pelo contrário. Ser comunista significa, além de trabalhar para se sustentar, trabalhar muito para a divulgação de suas idéias e de seu projeto de sociedade sem patrocínio, pela organização das lutas da classe trabalhadora, e pela atualmente distante possibilidade de revolução a ser construída. Isso dá muito trabalho e com certeza trata-se de um sonho que a maioria dos comunista deste tempo não vão realizar. Como não há recompensas financeiras, a luta dos comunistas é um ato de amor e de indignação com a desumanidade vigente. O objetivo do comunismo é a emancipação humana, libertar a humanidade e o planeja de um capitalismo irracional, financeirizado, que manipula valores virtuais em busca de rendimentos especulativos, arruinando a vida de milhares de pessoas, e destruindo a natureza. Qualquer economista sabe que a especulação financeira é mais lucrativa e menos arriscada do que investir em produção. Por que neste momento dezenas de agrotóxicos são liberados no Brasil? Por que o sistema que construiu tantos avanços tecnológicos não criou ainda um substituto para as embalagens de plástico? Por que não é economicamente viável eliminar o plástico? A vida da humanidade como um todo é economicamente viável? É sustentável neste sistema? Por que as máquinas usadas no desmatamento da Amazônia não serão mais destruídas pelo Minstério do Meio Ambiente? Para não prejudicar os investidores? Defender a livre iniciativa? Os empreendedores? Se a chuva do Sudeste brasileiro vem do vapor de água produzido pela Amazônia nós não temos nada a ver com a sua devastação? A lógica do dinheiro, do lucro não considera a vida. Será possível regulamentar, limitar, a avidez dos acumuladores? O socialismo real não conseguiu até hoje realizar a plenitude do socialismo ideal, nem a transição ao Comunismo, por que a total falta de respeito a soberania dos povos pelas grandes potencias capitalistas inviabilizou esse processo. Segundo Marx a revolução comunista precisa ser uma luta internacional. Simultânea em todos os países e territórios do planeta. Ou seja, já que a alienação e a ideologia burguesa impedem o debate político aprofundado, a escolarização libertadora, a humanidade terá de enfrentar a crise estrutural do capitalismo em sua face mais brutal: desemprego estrutural, exclusão social, migrações em massa, fome, seca, destruição dos recursos hídricos, destruição dos direitos, para conseguir perceber que este sistema não permite a dignidade para todos, e que este sistema significa a destruição de todos. Se as tentativas de implementar o socialismo falharam em grande parte até aqui, isso não significa que seja impossível. A realidade do capitalismo é bastante eloquente em demonstrar suas imensas limitações. É claro, se você tomar a parte pelo todo, talvez você perceba esta inviabilidade. Mas se observar os números globais verá que o capitalismo caminha para a concentração cada vez maior de riquezas, para a submissão do poder político das nações ao poder econômico global, a exaustão dos recursos naturais, e a ampliação da miséria tanto nas periferias, quanto nos países centrais. Não é um debate que se esgota, mas que nos instiga sempre a ouvir o outro para ampliar nossa consciência e conhecimento. Saudações

Daniela disse...

A liberdade econômica é uma idealização. Na realidade o capital cada dia se concentra mais em monopólios, oligopólios, cartéis, fusões. Não há livre competição. Há os grandes levando os pequenos a falência, e impondo seus interesses através do controle econômico sobre o Estado.

Postar um comentário

Solte o verbo...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO