quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Resenha: O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Eu acabei de ler o livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago. 


É um livro muito interessante, principalmente se o leitor não tiver amarras religiosas que lhe tolham de pensar de maneira mais livre e aberta sobre o conteúdo dos evangelhos e a forma como a vida de Jesus é retratada. É um livro para quem é livre para pensar, questionar e imaginar, sem achar que Deus pode ficar ofendido por isso. 

Obviamente, é muito bem escrito, como é próprio do Saramago, apesar de, também como é típico do autor, ser uma leitura cansativa, pois, existem poucos parágrafos no texto e os diálogos não apresentam o travessão que indicam a mudança do orador. Outro detalhe, é que em minha opinião, o melhor título para o livro seria "O Evangelho Segundo José Saramago", pois, o livro mostra a visão do autor sobre a vida de Jesus e não retrata, como pode sugerir o título, um imaginário diário pessoal de Jesus. Sendo, inclusive, narrado na terceira pessoa. 

A história, em linhas gerais, é a que todo mundo já conhece, desde a concepção até a crucificação de Jesus, porém, Saramago subverte várias passagens dos evangelhos, cria outras e, principalmente, dá uma dimensão muito mais humana a Jesus e a todos que estão ao seu redor, inclusive ao próprio Deus. 

Não fica pedra sobre pedra. O autor muda tudo: desde a concepção imaculada até o relacionamento de Jesus com Maria Madalena, na verdade, ele questiona até as intenções de Deus ao mandar seu próprio filho à terra. Mas, o mais interessante, é quando ele mostra Jesus como uma pessoa comum, com suas inseguranças, que questiona o objetivo da sua missão, que é incapaz de perdoar a própria família por não tê-lo apoiado, que carrega um enorme sentimento de culpa por atitudes tomadas pelo seu pai e que tenta concluir a missão que Deus lhe deu da maneira mais rápida possível, sem se preocupar muito com a melhor forma de conduzi-la. 

Ou seja, para quem gosta de questionar as verdades tidas como absolutas e está aberto para imaginar outras possibilidades relacionadas à vida de Jesus, é uma leitura que vale a pena. Eu recomendo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Solte o verbo...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO