Qualidade do ensino no Brasil
Eu recebi algo que foi classificado como uma "piada", mas, é bastante sério. É um suposto relato de uma professora de matemática sobre a baixa qualidade do ensino de matemática no Brasil. Eu sei que não é só o ensino de matemática que é ruim, o ensino em geral deixa muito a desejar, tanto em instituições públicas quanto privadas. Mas, a "piada" pelos menos nos faz pensar a respeito do assunto.
A verdade, é que "nunca antes na história deste país" nós tivemos tantas pessoas matriculadas nas escolas e ao mesmo tempo tanta mediocridade no ensino. Basta ver a quantidade de faculdades sem a menor estrutura que abriram por aí. A pessoa passa quatro anos fazendo um curso superior e saí sem a menor condição de lidar com questões básicas. Depois aparece na mídia reclamando: "Eu tenho curso superior e não consigo emprego na área". Na verdade, essa pessoa tem apenas um pedaço de papel na mão que é tratado como diploma, mas, os requisitos que se espera que aquele diploma proporcione, a pessoa não tem nenhum. Já passou da hora de deixar de nos preocuparmos apenas com a quantidade e passar a nos preocuparmos também com a qualidade do ensino e isso, desde o ensino básico.
Mas chega de conversa e vamos a "piada" que deu origem a este post:
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar R$5,00 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$20,00. Está certo?
( ) SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2003:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00.
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
7. Em 2007 foi assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
8. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você ou algum de seus familiares vai votar na DILMA coloque o n° do seu título de eleitor no espaço a baixo e você está aprovado)
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
( ______________________ ) n° do título de eleitor
9. Daí para frente será assim:
Se tu és do MST pegue o seu boné e sua camiseta, sua bolsa escola, sua cesta básica e se aposente! Que “a luta continua cumpanheiro”! Esse negócio de lucro é coisa de capitalista! A lenha pertence ao povo! Viva la revolucion! Pátria ou muerte! Abaixo o neoliberalismo!
...coitado do ensino no Brasil!
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