segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Feliz 2011

Se for para esquentar, que seja no sol;
Se for para enganar, que seja o estômago;
Se for para chorar, que seja de alegria;
Se for para mentir, que seja somente a idade;
Se for para roubar, que seja um beijo;
Se for para perder, que seja o medo ou o peso;
Se for para cair, que seja na gandaia;
Se existir guerra, que seja de travesseiro;
Se existir fome, que seja de amor e solidariedade;
Se for para ser feliz, que seja o tempo todo.

(Autor desconhecido)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Resenha: Uma Breve História Do Tempo - Stephen Hawking

Uma Breve História Do Tempo
Do Big Bang Aos Buracos Negros
Autor: Hawking, Stephen
Editora: Rocco
ISBN: 8532502520
ISBN-13: 9788532502520

O físico Stephen Hawking é uma das mentes mais brilhantes da segunda metade do século XX. Ele discute os assuntos mais profundos e obscuros do universo com a mesma naturalidade de quem está em um boteco discutindo o último jogo de futebol. O problema, é que toda essa teoria que ele estuda sobre as origens, o destino e as leis do universo estão embasadas em uma matemática pesadíssima, que é completamente inacessível para a grande maioria das pessoas.

Com objetivo de divulgar os seus estudos e as teorias mais recentes da física para um público mais amplo, fora do círculo acadêmico do pós-doutorado, no final da década de 1980 Sir Hawking publicou o livro Uma Breve História do Tempo, que foi o seu primeiro livro voltado para o público leigo, onde usou como premissa não incluir nenhuma equação matemática, exceto a já popular E = mc2.

Eu já havia lido este livro há algum tempo, mas resolvi relê-lo para ver se conseguia apreender melhor os conceitos, mas realmente não é simples. No livro, ele fala sobre conceitos muito profundos e abstratos, tais como, buracos negros, viagens no tempo, espaço-tempo, cones de luz, tempo imaginário, teoria das cordas, física quântica, universo n-dimensional, big bang, big crunch, etc. Porém, sem toda a base teórica que existe por trás desses assuntos, você acaba tendo que aceitar as coisas sem entender muito bem os “por quês”. Mas, verdade seja dita, se você quiser entender bem todos estes conceitos, vá fazer doutorado em física. Não vai ser em um livro voltado para leigos que todos estes assuntos serão destrinchados com profundidade.

Portanto, se seu objetivo é ter uma visão geral sobre as principais teorias a respeito do mundo em que vivemos, o livro é excelente. Ele mostra teorias de diferentes físicos e tenta argumentar os prós e contras de cada uma delas. O autor usa uma linguagem relativamente acessível, dada a complexidade do assunto, e busca usar exemplos do cotidiano para ilustrar suas teorias. Em alguns momentos, ele questiona a possibilidade da participação de Deus na criação do universo, sem opinar conclusivamente sobre o assunto.

A sensação ao terminar de ler o livro, é que nós sabemos muito pouco sobre o universo. Por mais que a ciência tenha avançado, ainda existem muito mais perguntas que respostas.

O próximo livro de não-ficção que eu irei ler é O Universo Numa Casca de Noz, do mesmo autor, escrito alguns anos depois, onde ele discute outros conceitos. Vai ser uma excelente oportunidade de confirmar que eu sei cada vez menos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Tapador de Sol com Peneira oficial da república

Lula é o “Tapador de Sol com Peneira” oficial da república.

Basta aparecer uma crise no governo, que ao invés do Lula aparecer na imprensa dizendo que vai tomar as devidas providências, ele aparece para minimizar a situação e tentar fazer parecer que o problema não é tão grave quanto se apresenta.

Ele já fez isso diversas vezes ao longo do seu governo, mas, o exemplo mais recente é o caso dos problemas na prova do ENEM.

As provas aplicadas no último dia 6 de novembro estavam cheias de problemas: gabaritos trocados, questões faltando, etc. Isso demonstra uma monumental incompetência do Ministério da Educação e do INEP, pois inclusive, já é o segundo ano consecutivo que o ENEM apresenta problemas.

O Presidente de República, que deveria cobrar a quem de direito e demitir sumariamente os incompetentes que não conseguem aplicar uma simples prova de múltipla escolha, vem a público para dizer que o ENEM foi um sucesso. É ou não é querer tapar o sol com peneira?

O pior que eu não entendo, é que o governo federal tem experiências bem sucedidas na aplicação de exames de seleção. As universidades federais fazem vestibulares de boa qualidade há décadas, mas, devidos a pressões vindas do próprio governo, essas universidades estão abandonando os seus vestibulares e embarcando na canoa furada do ENEM. O MEC deveria pelo menos ter um pouco de humildade e usar o conhecimento das universidades para ver se da próxima vez consegue fazer um ENEM mais decente.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Frases espirituosas

  • Se você não quer ouvir reclamações, trabalhe no SAC de alguma empresa fabricante de paraquedas.
  • Todo mundo comete erros. O truque é cometê-los quando ninguém está olhando.
  • Se vegetarianos amam tanto assim os animais, por que eles comem toda comida dos pobrezinhos?
  • Cerveja sem álcool é igual travesti: a aparência é igual, mas o conteúdo é bem diferente!
  • Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic: Gosto de ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar.
  • Calculei meu IMC e constatei que minha altura está 20 cm abaixo da ideal.
  • As melhores crianças do mundo são as japonesas. Estão a 20 mil quilômetros de distância e quando estão acordadas eu estou dormindo.
  • Se acupuntura adiantasse, porco-espinho viveria para sempre.
  • O amor não é aquilo que te pega de surpresa e te deixa totalmente sem ar. O nome disso é asma.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Avaliação da Pousada Vivenda em Tiradentes

No último fim de semana eu deixei os meninos com a sogra e fui para Tiradentes passar um tempo a dois. Como eu já não ia à cidade histórica há muito tempo, eu escolhi a pousada usando internet, Guia Quatro Rodas, etc.

Combinando preço, localização, estrutura e aparência, eu acabei optando pela Pousada Vivenda.


Começando pela reserva, que eu fiz por telefone, a primeira impressão foi excelente. Eles me passaram todas as condições de hospedagem e assim que eu efetuei o depósito eles me mandaram um email confirmando o recebimento.

O atendimento no local também foi muito bom. Desde os recepcionistas às meninas da copa, são todos muito educados e atenciosos. As dúvidas que eu perguntei sobre a cidade foram prontamente respondidas. No dia de ir embora, o proprietário veio conversar conosco e perguntar se tudo havia corrido conforme esperado.

As instalações da pousada são simples e rústicas, mas, muito condizentes com a atmosfera da cidade. O conforto é compatível com o tipo de pousada. Nos quartos tem TV a cabo, ar condicionado, aquecedor e um banheiro que não é luxuoso, mas é limpo. Todas as instalações estão bem conservadas, limpas e o prédio é novo, não é um daqueles prédios históricos existentes na cidade.

A pousada fica localizada em um bairro um pouco mais afastado do centro histórico, que não é muito longe, até porque a cidade é pequena. O acesso é todo asfaltado ou calçado. A desvantagem é que para ir ao centro histórico é necessário tirar o carro da garagem. A vantagem, é que o lugar é bem tranquilo e silencioso.

É servido o café da manhã e o chá da tarde incluídos na diária. Ambos são bem simples e com pouca variedade, até porque são apenas 12 apartamentos e não há como montar um buffet continental como nos grandes hotéis. Mas tudo que foi servido estava bem feito e saboroso, com jeito de interior de minas.

Para não dizer que foi tudo perfeito, houve três probleminhas: a colcha que cobria a cama estava com uma mancha que parecia de gordura, porém, ela não chegava até o lençol; eu pedi na recepção para levarem água mineral até o quarto, mas, o recepcionista esqueceu; eles me deram um controle remoto para abrir o portão do estacionamento que estava sem pilha, assim, eu cheguei de madrugada e tive que procurar o recepcionista para abrir o portão para mim.

Mas, no final, o saldo foi bastante positivo e eu recomendo.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quem você pode eleger ao votar no Tiririca

A Folha de São Paulo publicou um excelente artigo na internet que mostra as consequências de votar em alguém como o Tiririca para deputado.

Um candidato com jeito inocente aparece no horário eleitoral gratuito fazendo graça, muita gente acha isso "bonitinho" e vota nele apenas por diversão.

O problema, é que este voto, além de eleger alguém completamente despreparado, pode acabar elegendo também outros políticos muito "preparados". Preparados para roubar o país e trabalhar apenas em proveito próprio.


O Tiririca é apenas um de muitos casos semelhantes espalhados pelo Brasil. Portanto, precisamos analisar bem quem são os candidatos que fazem parte da coligação na qual vamos votar. Eu falei um pouco sobre este assunto em um post anterior.

Veja o artigo completo sobre o Tiririca na Folha:


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Serra não questiona Dilma o que realmente interessa

Nas últimas pesquisas para as eleições presidenciais, a Dilma vem abrindo uma vantagem consistente em relação ao Serra.

Eu fico triste com isso, mas, o fato é que a campanha do Serra não está me agradando.

Qualquer candidato, da extrema esquerda à extrema direita, sempre promete mais educação, saúde, transporte, segurança, emprego, estrada, saneamento básico, etc. Nenhum candidato vai ser maluco de aparecer na televisão e dizer: “A minha prioridade será diminuir a dívida pública e para isso eu vou cortar verbas da educação e da saúde”.

O problema, é que o Serra só tem feito isso, ou seja, falar as mesmas coisas que qualquer outro candidato fala.

Ele não questiona a Dilma e a administração do PT no que realmente interessa.

Eu vou votar no Serra. Não porque o acho mais competente, honesto ou simpático. Na verdade todos os candidatos a presidente são muito parecidos.

Eu vou votar no Serra porque algumas coisas na administração do PT me incomodam muito:

  • Falta de cuidado com os gastos públicos;
  • Aumento desnecessário da presença do estado em áreas que não interessam à sociedade;
  • Inchaço da máquina pública com órgãos em excesso e, claro, os cargos comissionados que os acompanham;
  • Excesso de fisiologismo nas indicações para cargos de perfil mais técnico;
  • Interferência política exagerada do governo na administração das estatais.

O problema, é que em momento algum eu vi o Serra questionando a Dilma e o PT em relação a estes pontos.

Assim, ele me passa a impressão que também concorda com essas práticas. Eu imagino que outras pessoas também devem estar tendo o mesmo entendimento.

Com isso, os dois candidatos realmente ficam muito parecidos e eu também começo a achar que tanto faz votar em um ou outro.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ninguém questiona Dilma Roussef sobre mensalão?

Eu assisti as entrevistas de Dilma, Marina e Serra ao Jornal Nacional que foram ao ar entre 9 e 11/08/2010.

O que eu achei interessante, é que para Marina e Serra os apresentadores do JN, William Bonner e Fátima Bernardes, perguntaram sobre o Mensalão. Até com propriedade, pois, no caso de Marina perguntaram por que ela não deixou o partido ou o governo à época e, para Serra, perguntaram se ele não fica constrangido de se aliar ao PTB, que foi um dos principais participantes do mensalão.

Porém, com Dilma, que é do PT, o partido que criou, gerenciou e se beneficiou do mensalão, eles nem tocaram no assunto. Sendo que vários membros do PT que estiveram envolvidos no mensalão até o pescoço tem participação ativa na campanha de Dilma para a presidência.

Eu assisti também a entrevista que ela deu logo depois ao Jonal das Dez na Globo News e, novamente, o assunto não foi nem ventilado.

Por que será que ninguém pergunta sobre o mensalão à Dilma Roussef?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comunismo não funciona na prática (Parte III)

Continuando a análise dos motivos pelos quais as experiências comunistas não funcionaram na prática, a próxima razão que eu questionarei é a índole do ser humano.

Eu considero que um dos grandes entraves para a aplicação do comunismo na prática é a natureza humana.

O ser humano tende sempre a optar pelo menor esforço.

Se os nossos antepassados não tivessem que disputar espaço com animais fisicamente mais fortes, ou não tivessem que brigar pela sobrevivência com outros grupos humanos, ou não tivessem que superar as adversidades climáticas, até hoje seríamos nômades vivendo na floresta e nos abrigando em cavernas.

É a disputa que obrigou o ser humano avançar. É a necessidade de sobrevivência que nos obrigou a evoluir. Ou seja, sempre houve uma força que obrigou a humanidade dar um passo à frente para não sucumbir.

É claro que com o passar do tempo nós fomos sofisticando as nossas necessidades e outras coisas passaram a impulsionar o ser humano, como a sede de poder, de riqueza, a curiosidade, a vaidade, etc. É o que preconiza a Pirâmide de Maslow, onde as necessidades das pessoas vão se sofisticando à medida que as necessidades mais básicas vão sendo satisfeitas. Porém, fica claro, que as pessoas só irão se esforçar se perceberem que este esforço irá resultar em um prêmio mais adiante.

O problema do comunismo, é que em geral, o sistema não premia o esforço, já que em tese, todos têm aproximadamente os mesmos benefícios.

Então para que uma pessoa vai se esforçar, estudar, procurar crescer profissionalmente, procurar trabalhar da forma mais eficiente, se ele não pode nem evoluir nem regredir muito? Para que a pessoa vai suar a camisa a fim de superar as metas de produção estabelecidas, se ela não terá uma recompensa extra e nem o seu colega que não cumpriu as metas será demitido?

O incentivo seja positivo ou negativo (de maneira mais clara: promoção ou demissão) é que faz a pessoa sair da inércia na vida profissional.

Por isso, todas as experiências socialistas foram regredindo economicamente ao longo do tempo. Enquanto a pressão do capitalismo obriga a sociedade como um todo evoluir, a falta de incentivo do comunismo faz com que as pessoas se acomodem e a eficiência econômica vá diminuindo. Uma hora, alguém tem pagar essa conta.

Os defensores do comunismo alegam que dizer que no regime socialista todos têm os mesmos benefícios é um "igualitarismo grosseiro", uma "caricatura burguesa" e ainda uma "falsificação do marxismo", usados por quem quer enfraquecer o marxismo e refutá-lo mais facilmente. Os defensores alegam que o sistema de salários nos sistemas soviético e cubano não é e nem nunca foi igual para todos.

É claro que eu sei que nos países socialistas todo mundo não ganha exatamente igual, contudo o nível de exigência e de premiação dos trabalhadores é bem menor que no sistema capitalista, o que reflete diretamente na produtividade, que nos países socialistas sempre foi menor e isso ao longo do tempo levou ao colapso todas as experiências tentadas até hoje.

Para efeito de comparação, basta ver o exemplo das empresas estatais brasileiras, que são empresas com diferenças de remuneração, premiações, cobranças e, mesmo assim, elas não têm o mesmo nível de eficiência de uma empresa privada equivalente.

Vale ainda ressaltar, que Fidel Castro escreveu uma vez que, em uma evolução do comunismo, o ideal seria que os trabalhadores recebessem de acordo com as suas necessidades e não com o que produziam. E em uma entrevista de Stálin dada ao autor alemão Emil Ludwig em 1932, ele disse: "Apenas no mais alto estágio do comunismo, apenas em sua fase mais desenvolvida, é que cada um, trabalhando de acordo com a sua habilidade, será recompensado por seu trabalho de acordo com suas necessidades. De cada um de acordo com sua habilidade, para cada um de acordo com suas necessidades”. Ou seja, o objetivo de longo prazo de ambos era que o comunismo evoluísse para um patamar onde cada vez menos o esforço seria recompensado.

Deve ficar claro que eu não considero o capitalismo "um mar de rosas", pelo contrário, o capitalismo é cruel. Quem não se adaptar e não se esforçar, não “sobrevive”. Mas afinal de contas, a natureza em geral não é assim? Darwin não diz exatamente isso na teoria da evolução?

Eu concordo que se o estado de consciência das pessoas um dia evoluir até um ponto em que o bem coletivo tenha prioridade sobre as necessidades individuais, o socialismo teria chance de ser implementado e ter sucesso na prática. Mas, ainda estamos longe disso. Ou seja, o marxismo ainda é um conjunto de boas idéias, mas, precisa de um ser humano diferente da gente para funcionar na prática.

Nos próximos posts eu irei avaliar outras razões para o fracasso das experiências socialistas.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Avaliação do Vila Galé Eco Resort do Cabo

Eu acabei de voltar de uma viagem de férias. Meu objetivo nesta viagem era descansar durante uma semana, frequentar uma praia e não ter que me preocupar em sair para as refeições. Em função disso, eu fui para um resort.

Anteriormente, eu já tive algumas experiências frustrantes com resorts, como por exemplo, com a Costa do Sauípe, onde a comida era péssima. Mas seguindo a recomendação de alguns amigos, dessa vez eu fui para o hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, que fica em Cabo de Santo Agostinho (próximo a Porto de Galinhas) em Pernambuco.


O hotel fica extremamente bem localizado em um lugar isolado entre uma praia de rio e uma de mar. Tem uma extensa área verde, além da estrutura básica de um resort: piscina, spa, quadras, centro de eventos, atividades de lazer, etc. O hotel funciona no sistema all inclusive, a comida é bastante diversificada, bem feita, disponível praticamente 24 horas por dia e com opções para todos os gostos.

Como sugestões de melhoria, eu diria que alguns quartos estão precisando de uma reforma, pois, estão aparecendo pequenas infiltrações e sinais de mofo. Mas principalmente, eles precisam melhorar o sistema de reserva para o restaurante a la carte. Como este restaurante não tem condições de atender todo mundo, o número de reservas é limitado para cada apartamento, o problema, é que para conseguir fazer a reserva é preciso acordar cedo, entrar em uma fila digna de INPS e torcer para que as mesas não fiquem totalmente ocupadas antes de chegar a sua vez. Ou seja, caia fora do restaurante a la carte e fique com o self service mesmo.

Mas, de maneira geral eu gostei muito do hotel e recomendo a quem estiver interessado em ficar em um local mais isolado e com mordomia total.

Uma dica final, é que eu paguei mais barato fazendo a reserva diretamente no hotel. Todos os pacotes e operadoras que eu pesquisei estavam mais caros.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO