Mostrando postagens com marcador Boca no trombone. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Boca no trombone. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resposta de um mineiro ao pedido dos cariocas de VETA DILMA sobre os royalties do petróleo

Vejam o email que eu recebi:

Minas Gerais carregou o Brasil e a Europa nas costas durante 150 anos, nos ciclos do ouro e diamante!
 

Ficaram para os mineiros os buracos e a degradação ambiental! Depois veio o ciclo do minério de ferro, até hoje principal item da pauta de exportações brasileiras, que rendeu ao Rio de Janeiro uma das maiores indústrias siderúrgicas do Brasil, a CSN, e a sede da VALE.
 

Curioso é que o Rio de Janeiro não produz um único grama de minério de ferro, mas recebeu a siderúrgica rendendo impostos e gerando empregos e a sede da mineradora recebendo royalties de exploração de minério.
 

Mais uma vez Minas Gerais carregando o Brasil nas costas e, de vinte anos para cá, ajudada pelo Pará em razão das reservas de minério de ferro descobertas nesse Estado. Outra vez ficam para os mineiros e paraenses os buracos e a devastação ambiental. Isso sem falar da água; quem estudou geografia sabe que Minas Gerais é a "caixa d'água do Brasil", aqui nascem praticamente todos os rios responsáveis pela geração de energia hidráulica e, embora a usina de FURNAS seja em MG, a sede é no Rio. 
 

Me causa estranheza essa posição de alguns cariocas/fluminenses, pois toda riqueza do subsolo, inclusive marítimo, pertence a UNIÃO. Ao contrário do ouro, do diamante e do minério de ferro que estão sob o território mineiro, as jazidas do pré-sal estão a 400 quilômetros do litoral do Rio do Janeiro e nenhum Estado Brasileiro, inclusive o RJ, tem recursos aplicados na pesquisa, exploração e refino de petróleo, pois todo dinheiro é da UNIÃO que é a principal acionista da PETROBRAS. 

Acho piada de mau gosto quando esses políticos fluminenses falam em "Estados produtores de petróleo" sabendo dessas características da exploração do petróleo e dos eternos benefícios que o RJ recebe, tais como jogos panamericanos, olimpíadas, etc. Acho um absurdo ver crianças de outras regiões mais pobres do Brasil estudando em salas de aula sem luz, sentadas duas ou três numa mesma cadeira, quando há cadeira, enquanto que a prefeitura de Macaé/RJ gasta, torra, esbanja, joga fora dinheiro pintando de cores berrantes passeios públicos!  

Proponho que todos brasileiros dos outros Estados façam o protesto VOTA DILMA e mandem e-mails para seus deputados e senadores para acompanhar de perto essa questão do pré-sal.
 

É como disse certa vez um compositor, cujo nome me esqueci, "o Rio de Janeiro é um Estado de frente para o mar e de costas para o Brasil".

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Queremos um nome decente para o mascote da Copa 2014


A FIFA escolheu um júri formado por pouquíssimas pessoas e ofereceu como opções, para nome do Mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, as seguintes aberrações: Amijubi (Amizade + Júbilo); Zuzeco (Azul + Ecologia) e Fuleco (Futebol + Ecologia).

Mas eles não estão sendo bem aceitos pelo público, portanto nós queremos participar desta escolha, afinal, a Copa será de todos nós e não apenas desse pequeno e pouco representativo júri.

A votação dos três nomes já está online e precisamos agir rapidamente para que possamos participar. Passe esta petição para o maior número possível de pessoas. Se o Tatu-Bola foi escolhido justamente pela forma e pelo nome, por que o Mascote não pode se chamar simplesmente... Tatu-Bola?

Se você também DETESTOU as opções para o nome da mascote da Copa, clique no link abaixo e preencha a petição pedindo um nome decente para o bichinho:

http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_um_nome_decente_para_o_Mascote_da_Copa_2014/

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cidade Administrativa de MG - Problemas na obra

O deputado Rogério Correia fez uma postagem sobre a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e os problemas na sua obra. É ótimo que o deputado tenha trazido este assunto à tona. A Cidade Administrativa foi inaugurada às pressas, para atender as pretensões políticas do governador e nós, que trabalhamos lá, é que pagamos o preço do improviso. Além dos problemas apontados no seu texto, veja mais alguns que eu tenho presenciado:

  • Rachaduras no piso térreo dos prédios;
  • Barrancos gramados que estão desmoronando;
  • Obras interminadas cheias de entulho e água empoçada;
  • O heliporto do Palácio está sendo todo refeito e está interditado há várias semanas;
  • Vários banheiros apresentam entupimentos e o cheiro no final do dia fica insuportável;
  • Metade dos elevadores ainda não funciona;
  • A rua entre o estacionamento e os prédios teve que ser cavada para instalação de uma tubulação de esgoto que foi "esquecida" no projeto;
  • O remendo que foi feito na rua para tapar este buraco está afundando e os carros precisam passar devagar;
  • O passeio neste local também foi quebrado para passar a tubulação e metade do remendo que foi feito já afundou;
  • Foi aberto um buraco enorme na frente do palácio, não sei com qual finalidade;
  • Os tratores que foram abrir este buraco destruíram boa parte do gramado na região;
  • Tendas de lona foram improvisadas nos pontos de ônibus e táxi, pois, não havia abrigos suficientes;
  • O local de estacionamento dos carros ainda não foi concluído, faltam faixas, está sujo, faltam árvores e certo trecho ainda é de terra;
  • Além disso, somente agora estão sendo feitos os acessos ao estacionamento, com a colocação de cancelas, para tal, todo o canteiro do estacionamento está sendo escavado para passagem de cabos elétricos;
  • Na verdade, sempre estão cavando um buraco em algum lugar para passar uma tubulação que não havia sido prevista;
  • Falta a sinalização interna nos prédios, quem não conhece fica completamente perdido;
  • Os fornos de microondas e máquinas de café foram reduzidos nas copas, pois, não havia equipamentos suficientes para atender todos os andares;
  • Até hoje não existe um posto bancário;
  • A limpeza das áreas externas raramente é feita, as ruas e passeios estão cheio de lixo, entulho e terra;
  • Um conjunto de luminárias pesadíssimo caiu de um poste de mais de 20 metros de altura. O local até hoje está sem iluminação;
  • Os novos restaurantes foram construídos em galpões de madeira que antes eram usados como escritório da obra;
  • Vários vidros da fachada dos prédios soltaram. Basta prestar atenção aos prédios, que é possível ver vidros presos com presilhas de metal;
  • Não foi prevista instalação de gás e exaustão para os restaurantes do centro de convivência, obrigando a fazer várias improvisações;
  • A garagem do subsolo dos prédios sempre inunda quando chove;
  • O gramado sempre encharca quando chove, fazendo um verdadeiro lamaçal;
  • Vários passeios ficaram desnivelados e formam poças enormes quando chove;

Porém, o que eu acho pior, é a situação do estacionamento: o estacionamento existente é plenamente suficiente para a quantidade de carros que estão parando atualmente na Cidade Administrativa. Além disso, existem diversas ruas dentro da Cidade onde é possível estacionar sem atrapalhar o trânsito ou os pontos de ônibus e táxi.

Contudo, a área de estacionamento foi cedida para exploração de uma empresa privada. Para forçar as pessoas usarem o estacionamento privado, o estacionamento está sendo proibido progressivamente nas ruas da Cidade, sem a menor necessidade.

Além disso, não serão disponibilizadas vagas no estacionamento para todos os funcionários. Assim, os que não forem contemplados, se quiserem ir de carro, terão que pagar estacionamento cuja diária é R$20,00.

Ou seja, o governo obriga o servidor a trabalhar longe, não oferece transporte adequado (só existe o metrô que para longe e ônibus de linhas urbanas tradicionais) e ainda obriga quem quiser ir de carro pagar estacionamento, pois, não permite que se estacione nem nas ruas. Isso tudo para favorecer uma empresa privada que está explorando o estacionamento em um espaço público sem investir um único centavo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Tapador de Sol com Peneira oficial da república

Lula é o “Tapador de Sol com Peneira” oficial da república.

Basta aparecer uma crise no governo, que ao invés do Lula aparecer na imprensa dizendo que vai tomar as devidas providências, ele aparece para minimizar a situação e tentar fazer parecer que o problema não é tão grave quanto se apresenta.

Ele já fez isso diversas vezes ao longo do seu governo, mas, o exemplo mais recente é o caso dos problemas na prova do ENEM.

As provas aplicadas no último dia 6 de novembro estavam cheias de problemas: gabaritos trocados, questões faltando, etc. Isso demonstra uma monumental incompetência do Ministério da Educação e do INEP, pois inclusive, já é o segundo ano consecutivo que o ENEM apresenta problemas.

O Presidente de República, que deveria cobrar a quem de direito e demitir sumariamente os incompetentes que não conseguem aplicar uma simples prova de múltipla escolha, vem a público para dizer que o ENEM foi um sucesso. É ou não é querer tapar o sol com peneira?

O pior que eu não entendo, é que o governo federal tem experiências bem sucedidas na aplicação de exames de seleção. As universidades federais fazem vestibulares de boa qualidade há décadas, mas, devidos a pressões vindas do próprio governo, essas universidades estão abandonando os seus vestibulares e embarcando na canoa furada do ENEM. O MEC deveria pelo menos ter um pouco de humildade e usar o conhecimento das universidades para ver se da próxima vez consegue fazer um ENEM mais decente.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dossiê dos manos da oficina contra o Lata Velha

Os personalizadores de carros conhecidos como Manos da Oficina, eram proprietários da oficina Dimension Customs e prestavam serviços para o quadro Lata Velha do programa Caldeirão do Huck.
Tudo ia bem, até que eles se associaram a um sujeito inescrupuloso, que com a conivência de funcionários da Rede Globo, acabou aplicando um golpe nos Manos e os deixou literalmente sem um centavo no bolso. Em grande parte por ingenuidade dos Manos, o sujeito roubou deles a oficina, as ferramentas e o contrato com a Globo.
Com isso, eles botaram a boca no trombone e criaram um blog onde contavam toda a história.
Como o caso deixava a Rede Globo e o Luciano Huck em péssima posição, eles resolveram ajudar os manos a remontar a sua oficina, mas, em troca, pediram que eles apagassem a história em forma de dossiê que eles haviam postado no blog.
Eu acho que a Rede Globo e o Luciano Huck não fizeram mais que a sua obrigação ao restituir a oficina aos caras que são trabalhadores e foram tratados como lixo por funcionários da emissora. Mas acho um absurdo que em troca eles tivessem que apagar o conteúdo do blog.
Para mim, o caso ainda não está totalmente resolvido, além de indenizar os Manos, a Globo tem de punir os seus funcionários antiéticos, tem de rescindir o contrato e entrar com um processo na justiça contra o ex-sócio dos Manos e tem de repensar o quadro Lata Velha.
Assim, para ajudar a não deixar a história morrer, eu copiei o texto postado em 10/maio/2010 pelos Manos e que foi apagado a pedido da Globo e vou deixá-lo registrado aqui, exatamente como foi escrito. Quem quiser passar a história para frente, pode ficar a vontade:

“Para quem não nos conhece, me chamo Juliano Silva Barbosa, 32 anos casado e pai de 1 filha, e juntamente de meu irmão Daniel, 35 anos, casado e pai de 2 filhos somos proprietários da Dimension Xtreme Customs.
Recentemente estávamos prestando serviço para Rede Globo de Televisão, customizando os carros do Programa Lata Velha, que compõe o Quadro Caldeirão do Huck, apresentado pelo Sr. Luciano Huck. Infelizmente, por problemas gravíssimos, optamos por nos desligarmos do programa como forma de preservarmos a nossa imagem.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Golpe contra os Manos da Oficina do Lata Velha

Anteriormente eu critiquei aqui o programa Lata Velha e as modificações que eles fazem descaracterizando carros históricos.

Mas, apesar de não gostar da linha que o programa adota, os donos da oficina Dimension Customs, que fazia as reformas para o Caldeirão do Huck, parecem ser gente séria e honesta.

Porém os “Manos da Oficina” como são conhecidos os dois irmãos donos da Dimension, foram ludibriados por gente desonesta, parece inclusive, que com a conivência da produção do Caldeirão do Huck. Com isso, perderam a sua oficina e hoje estão passando sérias dificuldades.

Conheça a história deles no blog que criaram e ajude a divulgar este absurdo que fizeram com pessoas trabalhadoras e de boa fé:

http://dimensioncustoms.blogspot.com/


sábado, 20 de março de 2010

A aposentadoria de Willy Gonser

No final de 2009, se aposentou um dos mais tradicionais locutores esportivos do país: Willy Gonser.

Willy trabalhava na Rádio Itatiaia de Belo Horizonte há mais de 30 anos e tinha uma técnica impecável de locução. Anteriormente ele trabalhou em rádios de vários estados diferentes.

A sua saída da Itatiaia não foi muito amistosa. Willy já estava com mais de 70 anos de idade e em algumas ocasiões sua voz falhou durante as transmissões esportivas. A Rádio alegou que ele tinha problemas nas cordas vocais e ofereceu que ele continuasse trabalhando apenas como comentarista, porém, com um salário menor.

O locutor não aceitou a redução salarial e argumentou que não tinha nenhum problema de voz. Segundo ele, as falhas que ocorreram foram devido a um resfriado mal curado, mas que depois de um período de repouso, ele já estaria em plenas condições de trabalho.

Como não houve acordo com a Itatiaia, Willy procurou a Rádio Globo Minas, que já havia tentado tirá-lo da Itatiaia em mais de uma oportunidade. Porém, ele não conseguiu se acertar com a Globo e anunciou a sua aposentadoria. Logo depois, ele se mudou para Alcobaça no sul da Bahia, onde atualmente está curtindo a vida a beira-mar.

É claro que o Willy já estava sentindo o peso da idade independentemente de existir problema de voz ou não, mas, a Rádio Itatiaia tinha uma obrigação moral com ele e com os seus ouvintes de mantê-lo transmitindo jogos de futebol, mesmo que com menos frequência. Afinal de contas, muito do que a Itatiaia representa para o futebol mineiro hoje, se deve ao trabalho impecável do "alemão" ao longo destes 30 anos.

O Willy Gonser era muito ligado à torcida do Atlético e transmitia preferencialmente os jogos desta equipe. Eu não sou atleticano, pelo contrário, sou cruzeirense fanático, mas, sei reconhecer um bom trabalho. Tecnicamente o Willy é muitíssimo superior aos outros locutores do rádio mineiro, incluindo o locutor do meu Cruzeiro, o Alberto Rodrigues, que é muito simpático, mas, não chega nem perto da técnica e da vibração do Willy.

Portanto, fica aqui o meu protesto contra a falta de sensibilidade do Emanuel Carneiro e do restante da direção da Itatiaia. Valorizar a sua história e as pessoas que contribuíram para o crescimento da empresa é um passo firme para o futuro, a Itatiaia fez exatamente o contrário.

E um desejo final: volte a ativa Willy...


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pisada na bola do COB

A professora Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), publicou um livro intitulado:


Em janeiro deste ano ela recebeu um documento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), informando que ela deveria recolher o livro, pois, o tempo Olimpíada e suas variações, como olímpico, são de uso exclusivo do COB no Brasil.

É claro que o COB tem que proteger o uso indevido das marcas sob seu controle, mas, implicar com um livro que o usa o termo de uma maneira extremamente bem contextualizada e que só agrega valor ao movimento olímpico e ao esporte, é um absurdo.

O livro na verdade ajuda a divulgar o movimento olímpico e auxilia alunos e professores a se aproximarem dos valores do esporte. Ou seja, este livro sozinho presta muito mais serviço ao olimpismo que o COB vem fazendo, pois, só está mais preocupado com dinheiro e política e faz um trabalho insignificante com os esportes de base e formação de atletas.

Além disso, o COB deveria estar trabalhando para evitar que se repita no Rio 2016 a farra com o dinheiro público que se viu no Pan 2007. Isso sim é importante para a marca das Olimpíadas.

Depois que choveram protestos contra a atitude do COB, eles perceberam que haviam pisado na bola e a professora Katia Rubio recebeu uma carta do presidente Carlos Nuzman autorizando a comercialização do livro. Espero que tenham aprendido a lição.

Mais detalhes da história no Blog do Juca Kfouri ou do Luis Nassif.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Qualidade do ensino no Brasil

Eu recebi algo que foi classificado como uma "piada", mas, é bastante sério. É um suposto relato de uma professora de matemática sobre a baixa qualidade do ensino de matemática no Brasil. Eu sei que não é só o ensino de matemática que é ruim, o ensino em geral deixa muito a desejar, tanto em instituições públicas quanto privadas. Mas, a "piada" pelos menos nos faz pensar a respeito do assunto.

A verdade, é que "nunca antes na história deste país" nós tivemos tantas pessoas matriculadas nas escolas e ao mesmo tempo tanta mediocridade no ensino. Basta ver a quantidade de faculdades sem a menor estrutura que abriram por aí. A pessoa passa quatro anos fazendo um curso superior e saí sem a menor condição de lidar com questões básicas. Depois aparece na mídia reclamando: "Eu tenho curso superior e não consigo emprego na área". Na verdade, essa pessoa tem apenas um pedaço de papel na mão que é tratado como diploma, mas, os requisitos que se espera que aquele diploma proporcione, a pessoa não tem nenhum. Já passou da hora de deixar de nos preocuparmos apenas com a quantidade e passar a nos preocuparmos também com a qualidade do ensino e isso, desde o ensino básico.

Mas chega de conversa e vamos a "piada" que deu origem a este post:


Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar R$5,00 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 


Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 


1. Ensino de matemática em 1950: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro? 


2. Ensino de matemática em 1970: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro? 


3. Ensino de matemática em 1980: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro? 


4. Ensino de matemática em 1990: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: 
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 


5. Ensino de matemática em 2000: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$20,00. Está certo? 
( ) SIM ( ) NÃO 


6. Ensino de matemática em 2003: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00. 
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 


7. Em 2007 foi assim: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder) 
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 


8. Em 2010 vai ser assim: 


Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você ou algum de seus familiares vai votar na DILMA coloque o n° do seu título de eleitor no espaço a baixo e você está aprovado) 
( ) R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 
( ______________________ ) n° do título de eleitor 


9. Daí para frente será assim: 


Se tu és do MST pegue o seu boné e sua camiseta, sua bolsa escola, sua cesta básica e se aposente! Que “a luta continua cumpanheiro”! Esse negócio de lucro é coisa de capitalista! A lenha pertence ao povo! Viva la revolucion! Pátria ou muerte! Abaixo o neoliberalismo! 


...coitado do ensino no Brasil!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Aberrações no programa Lata Velha

O quadro Lata Velha do programa Caldeirão do Huck sempre me incomodou. Você pegar um carro moderno e "tunar" ele da maneira que quiser, eu acho de extremo mau gosto, porém, só diz respeito ao dono do carro.

Agora você pegar um carro antigo, clássico, que tem história e características únicas, para fazer um tunning que o descaracteriza completamente, como faz o Lata Velha, é um verdadeiro crime. Deveria haver uma lei que proibisse de se fazer determinadas modificações em carros históricos. Não se tombam casas históricas para evitar que elas sejam descaracterizadas? Deveriam também tombar alguns carros.

Felizmente, não sou apenas eu que me incomodo com as aberrações feitas no Lata Velha. Vejam no blog abaixo alguns crimes cometidos em nome da reforma de carros antigos:

http://bizarricesautomotivas.blogspot.com/search/label/Caldeir%C3%A3o%20do%20Xunning%20(Lata%20Velha)

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO