sábado, 20 de março de 2010

A aposentadoria de Willy Gonser

No final de 2009, se aposentou um dos mais tradicionais locutores esportivos do país: Willy Gonser.

Willy trabalhava na Rádio Itatiaia de Belo Horizonte há mais de 30 anos e tinha uma técnica impecável de locução. Anteriormente ele trabalhou em rádios de vários estados diferentes.

A sua saída da Itatiaia não foi muito amistosa. Willy já estava com mais de 70 anos de idade e em algumas ocasiões sua voz falhou durante as transmissões esportivas. A Rádio alegou que ele tinha problemas nas cordas vocais e ofereceu que ele continuasse trabalhando apenas como comentarista, porém, com um salário menor.

O locutor não aceitou a redução salarial e argumentou que não tinha nenhum problema de voz. Segundo ele, as falhas que ocorreram foram devido a um resfriado mal curado, mas que depois de um período de repouso, ele já estaria em plenas condições de trabalho.

Como não houve acordo com a Itatiaia, Willy procurou a Rádio Globo Minas, que já havia tentado tirá-lo da Itatiaia em mais de uma oportunidade. Porém, ele não conseguiu se acertar com a Globo e anunciou a sua aposentadoria. Logo depois, ele se mudou para Alcobaça no sul da Bahia, onde atualmente está curtindo a vida a beira-mar.

É claro que o Willy já estava sentindo o peso da idade independentemente de existir problema de voz ou não, mas, a Rádio Itatiaia tinha uma obrigação moral com ele e com os seus ouvintes de mantê-lo transmitindo jogos de futebol, mesmo que com menos frequência. Afinal de contas, muito do que a Itatiaia representa para o futebol mineiro hoje, se deve ao trabalho impecável do "alemão" ao longo destes 30 anos.

O Willy Gonser era muito ligado à torcida do Atlético e transmitia preferencialmente os jogos desta equipe. Eu não sou atleticano, pelo contrário, sou cruzeirense fanático, mas, sei reconhecer um bom trabalho. Tecnicamente o Willy é muitíssimo superior aos outros locutores do rádio mineiro, incluindo o locutor do meu Cruzeiro, o Alberto Rodrigues, que é muito simpático, mas, não chega nem perto da técnica e da vibração do Willy.

Portanto, fica aqui o meu protesto contra a falta de sensibilidade do Emanuel Carneiro e do restante da direção da Itatiaia. Valorizar a sua história e as pessoas que contribuíram para o crescimento da empresa é um passo firme para o futuro, a Itatiaia fez exatamente o contrário.

E um desejo final: volte a ativa Willy...


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Solte o verbo...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO