sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comunismo não funciona na prática (Parte III)

Continuando a análise dos motivos pelos quais as experiências comunistas não funcionaram na prática, a próxima razão que eu questionarei é a índole do ser humano.

Eu considero que um dos grandes entraves para a aplicação do comunismo na prática é a natureza humana.

O ser humano tende sempre a optar pelo menor esforço.

Se os nossos antepassados não tivessem que disputar espaço com animais fisicamente mais fortes, ou não tivessem que brigar pela sobrevivência com outros grupos humanos, ou não tivessem que superar as adversidades climáticas, até hoje seríamos nômades vivendo na floresta e nos abrigando em cavernas.

É a disputa que obrigou o ser humano avançar. É a necessidade de sobrevivência que nos obrigou a evoluir. Ou seja, sempre houve uma força que obrigou a humanidade dar um passo à frente para não sucumbir.

É claro que com o passar do tempo nós fomos sofisticando as nossas necessidades e outras coisas passaram a impulsionar o ser humano, como a sede de poder, de riqueza, a curiosidade, a vaidade, etc. É o que preconiza a Pirâmide de Maslow, onde as necessidades das pessoas vão se sofisticando à medida que as necessidades mais básicas vão sendo satisfeitas. Porém, fica claro, que as pessoas só irão se esforçar se perceberem que este esforço irá resultar em um prêmio mais adiante.

O problema do comunismo, é que em geral, o sistema não premia o esforço, já que em tese, todos têm aproximadamente os mesmos benefícios.

Então para que uma pessoa vai se esforçar, estudar, procurar crescer profissionalmente, procurar trabalhar da forma mais eficiente, se ele não pode nem evoluir nem regredir muito? Para que a pessoa vai suar a camisa a fim de superar as metas de produção estabelecidas, se ela não terá uma recompensa extra e nem o seu colega que não cumpriu as metas será demitido?

O incentivo seja positivo ou negativo (de maneira mais clara: promoção ou demissão) é que faz a pessoa sair da inércia na vida profissional.

Por isso, todas as experiências socialistas foram regredindo economicamente ao longo do tempo. Enquanto a pressão do capitalismo obriga a sociedade como um todo evoluir, a falta de incentivo do comunismo faz com que as pessoas se acomodem e a eficiência econômica vá diminuindo. Uma hora, alguém tem pagar essa conta.

Os defensores do comunismo alegam que dizer que no regime socialista todos têm os mesmos benefícios é um "igualitarismo grosseiro", uma "caricatura burguesa" e ainda uma "falsificação do marxismo", usados por quem quer enfraquecer o marxismo e refutá-lo mais facilmente. Os defensores alegam que o sistema de salários nos sistemas soviético e cubano não é e nem nunca foi igual para todos.

É claro que eu sei que nos países socialistas todo mundo não ganha exatamente igual, contudo o nível de exigência e de premiação dos trabalhadores é bem menor que no sistema capitalista, o que reflete diretamente na produtividade, que nos países socialistas sempre foi menor e isso ao longo do tempo levou ao colapso todas as experiências tentadas até hoje.

Para efeito de comparação, basta ver o exemplo das empresas estatais brasileiras, que são empresas com diferenças de remuneração, premiações, cobranças e, mesmo assim, elas não têm o mesmo nível de eficiência de uma empresa privada equivalente.

Vale ainda ressaltar, que Fidel Castro escreveu uma vez que, em uma evolução do comunismo, o ideal seria que os trabalhadores recebessem de acordo com as suas necessidades e não com o que produziam. E em uma entrevista de Stálin dada ao autor alemão Emil Ludwig em 1932, ele disse: "Apenas no mais alto estágio do comunismo, apenas em sua fase mais desenvolvida, é que cada um, trabalhando de acordo com a sua habilidade, será recompensado por seu trabalho de acordo com suas necessidades. De cada um de acordo com sua habilidade, para cada um de acordo com suas necessidades”. Ou seja, o objetivo de longo prazo de ambos era que o comunismo evoluísse para um patamar onde cada vez menos o esforço seria recompensado.

Deve ficar claro que eu não considero o capitalismo "um mar de rosas", pelo contrário, o capitalismo é cruel. Quem não se adaptar e não se esforçar, não “sobrevive”. Mas afinal de contas, a natureza em geral não é assim? Darwin não diz exatamente isso na teoria da evolução?

Eu concordo que se o estado de consciência das pessoas um dia evoluir até um ponto em que o bem coletivo tenha prioridade sobre as necessidades individuais, o socialismo teria chance de ser implementado e ter sucesso na prática. Mas, ainda estamos longe disso. Ou seja, o marxismo ainda é um conjunto de boas idéias, mas, precisa de um ser humano diferente da gente para funcionar na prática.

Nos próximos posts eu irei avaliar outras razões para o fracasso das experiências socialistas.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Avaliação do Vila Galé Eco Resort do Cabo

Eu acabei de voltar de uma viagem de férias. Meu objetivo nesta viagem era descansar durante uma semana, frequentar uma praia e não ter que me preocupar em sair para as refeições. Em função disso, eu fui para um resort.

Anteriormente, eu já tive algumas experiências frustrantes com resorts, como por exemplo, com a Costa do Sauípe, onde a comida era péssima. Mas seguindo a recomendação de alguns amigos, dessa vez eu fui para o hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, que fica em Cabo de Santo Agostinho (próximo a Porto de Galinhas) em Pernambuco.


O hotel fica extremamente bem localizado em um lugar isolado entre uma praia de rio e uma de mar. Tem uma extensa área verde, além da estrutura básica de um resort: piscina, spa, quadras, centro de eventos, atividades de lazer, etc. O hotel funciona no sistema all inclusive, a comida é bastante diversificada, bem feita, disponível praticamente 24 horas por dia e com opções para todos os gostos.

Como sugestões de melhoria, eu diria que alguns quartos estão precisando de uma reforma, pois, estão aparecendo pequenas infiltrações e sinais de mofo. Mas principalmente, eles precisam melhorar o sistema de reserva para o restaurante a la carte. Como este restaurante não tem condições de atender todo mundo, o número de reservas é limitado para cada apartamento, o problema, é que para conseguir fazer a reserva é preciso acordar cedo, entrar em uma fila digna de INPS e torcer para que as mesas não fiquem totalmente ocupadas antes de chegar a sua vez. Ou seja, caia fora do restaurante a la carte e fique com o self service mesmo.

Mas, de maneira geral eu gostei muito do hotel e recomendo a quem estiver interessado em ficar em um local mais isolado e com mordomia total.

Uma dica final, é que eu paguei mais barato fazendo a reserva diretamente no hotel. Todos os pacotes e operadoras que eu pesquisei estavam mais caros.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO