segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pisada na bola do COB

A professora Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), publicou um livro intitulado:


Em janeiro deste ano ela recebeu um documento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), informando que ela deveria recolher o livro, pois, o tempo Olimpíada e suas variações, como olímpico, são de uso exclusivo do COB no Brasil.

É claro que o COB tem que proteger o uso indevido das marcas sob seu controle, mas, implicar com um livro que o usa o termo de uma maneira extremamente bem contextualizada e que só agrega valor ao movimento olímpico e ao esporte, é um absurdo.

O livro na verdade ajuda a divulgar o movimento olímpico e auxilia alunos e professores a se aproximarem dos valores do esporte. Ou seja, este livro sozinho presta muito mais serviço ao olimpismo que o COB vem fazendo, pois, só está mais preocupado com dinheiro e política e faz um trabalho insignificante com os esportes de base e formação de atletas.

Além disso, o COB deveria estar trabalhando para evitar que se repita no Rio 2016 a farra com o dinheiro público que se viu no Pan 2007. Isso sim é importante para a marca das Olimpíadas.

Depois que choveram protestos contra a atitude do COB, eles perceberam que haviam pisado na bola e a professora Katia Rubio recebeu uma carta do presidente Carlos Nuzman autorizando a comercialização do livro. Espero que tenham aprendido a lição.

Mais detalhes da história no Blog do Juca Kfouri ou do Luis Nassif.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO