segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Religulous: as religiões são ridículas?

Eu assisti a um filme chamado Religulous, que é muito interessante, assim como polêmico.

O título do filme é uma contração, em inglês, entre religião (religion) e ridículo (ridiculous).

Ele é um documentário, que pretende fazer uma crítica bem humorada contra o ridículo das religiões. Para isso, o apresentador entrevista representantes de diversas religiões, das mais tradicionais as mais bizarras, e tenta mostrar as contradições e a falta de sentido das suas práticas e crenças. Inclusive, ele procura demonstrar que algumas práticas são originárias de distúrbios neurológicos ou que carecem de qualquer sentido ou fundamento.

É claro que, como ele tenta mostrar um ponto de vista anti-religioso, ele pega os exemplos mais extremos e absurdos associados às religiões para fazer valer o seu ponto de vista. Ou seja, como tudo na vida, o filme tem que ser visto com um olhar crítico. Mas, que é uma excelente oportunidade para pensar a respeito do que pregam as religiões e de como elas influenciam o comportamento das pessoas, isso é. Principalmente, para as pessoas que estiverem dispostas a pensarem sobre religiosidade e fé de uma maneira mais aberta e despida de preconceitos.

Vejam o trailer:

sábado, 26 de dezembro de 2009

Sobre

Sou brasileiro com uns 40 e poucos anos. Como às vezes eu preciso de uma “Pausa para pensar” e não tenho uma penseira igual a do Dumbledore, precisava arrumar um outro espaço para despejar os meus pensamentos, que já estavam ocupando muito espaço dentro da minha cabeça. E este espaço aqui foi o melhor que eu encontrei para divagar sobre a vida, o universo e tudo mais…

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO